domingo, 14 de outubro de 2012

Tecnologia Assistiva para o autismo


"Tecnologia assistiva" O termo refere-se a dispositivos ou produtos que são usados ​​para manter ou melhorar as capacidades funcionais das pessoas portadoras de deficiência física ou transtornos de desenvolvimento. O desenvolvimento de uma ampla gama de dispositivos de computador para os deficientes físicos tem feito a vida das pessoas com deficiência muito melhores. Estes dispositivos têm-lhes dado acesso à vasta informação que está disponível nas páginas web.

Existem vários tipos de deficiência que podem afetar crianças e adultos, e da natureza do uma deficiência pode estar sofrendo de necessidades a serem considerados ao selecionar um dispositivo de tecnologia assistiva. Indivíduos com diagnóstico de qualquer condição que é classificado nos transtornos do espectro do autismo, ter prejudicado a comunicação e muitas vezes têm dificuldade de se relacionar com os outros e estabelecer relações, razão pela qual, dispositivos de comunicação aumentativa pode certamente ajudar tais indivíduos se comunicar de uma maneira melhor. O objetivo principal por trás do uso desses dispositivos é melhorar as habilidades de comunicação de crianças autistas e ajudá-los a se tornarem auto-suficientes. Neste artigo, gostaríamos de olhar para alguns dos tipos mais comuns de tecnologia assistiva para o autismo.

A necessidade de tecnologia assistiva para crianças autistas

Antes de falar mais sobre os dispositivos de tecnologia assistencial para crianças autistas, deixe-me dar um breve panorama sobre o autismo. O autismo é um transtorno do desenvolvimento que se desenvolve na primeira infância. Autismo clássico, síndrome de Asperger, autismo atípico, síndrome de Rett eo transtorno desintegrativo da infância são todos os transtornos de desenvolvimento que estão agrupadas sob as desordens do espectro autista. O autismo é caracterizado pela interação social prejudicada e padrões de comportamento repetitivos. Essas crianças são incapazes de se relacionar com os outros, e compreender a sua perspectiva. Eles muitas vezes acabam sendo sem amigos, devido à sua incapacidade de expressar-se ou retribuir. As crianças afetadas pelo autismo muitas vezes enfrentam problemas na aquisição de competências linguísticas. Desde que as crianças autistas freqüentemente enfrentam dificuldade ao aprender línguas e são incapazes de reagir adequadamente em situações sociais, há uma grande necessidade de encontrar maneiras de ajudá-los a aprender. Isto é onde a tecnologia assistiva para o autismo vem em imagem. Existem vários tipos de dispositivos que podem ajudar essas crianças aprendem a se comunicar melhor. Dada a seguir estão algumas informações sobre a vasta gama de dispositivos de tecnologia assistencial para crianças autistas.

Tipos de Tecnologia Assistiva para o autismo

Sistemas de representação visual, muitas vezes provou ser útil para ajudar as crianças autistas tais adquirir a linguagem e as habilidades sociais. Objetos, fotografias ou desenhos são muitas vezes utilizados de forma a ajudar a criança a identificar objetos ou pessoas. Picture Exchange Communication System é uma ferramenta de comunicação aumentativa tão simples que pode ajudar crianças autistas. Estes são uma pilha de cartões de imagem que são acoplados em conjunto. Estes cartões de imagem podem conter imagens que explicam rotina diária da criança ou as actividades que a criança precisa executar. Desde que as crianças autistas podem ter problemas para manter contato com os olhos, através destas sugestões visuais, a criança pode ter uma idéia básica sobre coisas que devem ser lembrados. Da mesma forma, a criança também pode usar pistas visuais ou cartões de fotos para contar aos outros o que ele / ela quer dizer. Uma vez que a criança cresce, simples que funcionam com bateria de dispositivos como dispositivos de comunicação de voz de saída, gravadores ou projetores podem ser usados ​​para melhorar as competências de comunicação da criança.

Se a criança está aprendendo a usar um computador, uma caixa de interface do switch pode ser usado para conectar switches para o computador. Switches são botões grandes que podem ajudar a criança mover as teclas do cursor ou outro no computador. Electrónicos dispositivos apontadores, trackballs ou joysticks são todos os dispositivos que são usados ​​para controlar o cursor. Assim, se uma criança tem problemas usando um rato, estes dispositivos podem ser utilizados para a mesma finalidade. Teclados adaptados do mouse ou fácil de usar também estão disponíveis estes dias. Se uma criança enfrenta problemas usando o mouse ou o teclado, monitores com telas de toque também pode ajudar. Leitores de livros que falam, livros eletrônicos, ampliadores de tela, dispositivos de saída complexos de voz ou suportes visuais são alguns dos outros dispositivos de tecnologia assistencial que podem ser usados. Os sintetizadores de voz que dão feedback sobre o que se tem processadores de texto digitado e grande impressão são alguns dos outros tipos de tecnologia assistiva útil para crianças autistas ou adultos.

Este foi um breve resumo sobre tecnologia assistiva para o autismo. Embora os dispositivos de apoio podem certamente ajudar os indivíduos autistas em uma forma grande, a importância do apoio familiar não pode ser suficiente sublinhado. Os pais devem interagir com as crianças, por forma a ajudá-los a se comunicar. Se os pais e professores trabalham em conjunto, e referem-se às orientações dadas pelos terapeutas, melhoria acentuada pode ser visto em habilidades de comunicação da criança. O uso da tecnologia assistiva, juntamente com a orientação dos pais e de apoio podem ajudar as crianças autistas se transformar em bem-informadas, auto-suficientes adultos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário